domingo, 30 de setembro de 2012

Canetadas on line (Por Jurandir Carmelo) > 27/09/2012.

O PRESÍDIO DE PESQUEIRA NÃO INCOMODA EM NADA E NÃO GERA VIOLÊNCIA. O QUE GERA VIOLÊNCIA É A FALTA DE EMPREGO, DE TRABALHO PARA A NOSSA JUVENTUDE. O QUE GERA VIOLÊNCIA É A IMPUNIDADE DE CORRUPTOS. ISSO SIM, GERA VIOLÊNCIA.






Gostaria de condenar à sórdida, abominável e execrável campanha feita pelo ex-prefeito João Eudes quando levanta a polêmica sobre o Presídio de Pesqueira, como se aquela unidade prisional fosse o mal dos males de Pesqueira. Com certeza, não é! Todos nós sabemos que o presídio Augusto Duque veio para a nossa cidade para atender a necessidade, inicialmente de tirar a cadeia pública do centro da cidade, mais adiante de manter os presos de Alagoinha, Pesqueira, Poção e Sanharó próximos aos familiares. E tem cumprido essa missão.

A superpopulação carcerária de hoje é porque Pesqueira não tem tido prefeito nem prefeita para negociar os limites de sua ocupação. Faltaram competência e prestígio político ao ex-prefeito falastrão e a prefeita subjudice, nesses últimos doze anos, além da falta de visão político-administrativa.

Observo aqui que o presídio de Pesqueira não é o responsável pela violência que se generaliza em todo o País, não sendo diferente na nossa terra. O que falta é um prefeito competente que ajude combater a violência, iluminando a cidade, colocando a guarda municipal para defender o patrimônio público, orientando o trânsito e que saiba gerar empregos. Cadê a tão falada indústria chinesa? Cadê a usina de biodiesel que vinha do Paraná? Cadê as Casas Populares, do programa Minha Casa Minha Vida? Cadê a Cozinha comunitária que deveria servir em torno de 500 refeições dia? Cadê a Ceasa? Cadê a Usina de Biodiesel de Pesqueira? Cadê o SESC? Cadê o PROCON Municipal ou mesmo o estadual para combater as injustiças contra a economia popular? A ausência desses empreendimentos também gera violência, porque tira o emprego que deveria ser destinado ao jovem pesqueirense.


Mas, é que todo mundo sabe que o ex-prefeito forasteiro não gosta de pobre, emprego só para ele, a sua família e os seus acéfalas, pois se ao contrário fosse não desviaria o dinheiro do povo para se locupletar, se tornando um homem rico com o dinheiro público, tanto assim que foi condenado pela Justiça comum a devolver mais de sete milhões de reais aos cofres públicos, em um só processo, tendo, ainda, seus bens indisponibilizados, levando consigo as barras da justiça mais 17 pessoas que apenas cumpriam suas ordens.

E não gostando de pobre, não gosta de preso nem dos seus familiares, se assim fosse teria melhorado, em convênio com o Estado, as condições do presídio Augusto Duque, ao invés de permitir que se conversem tantas besteiras e baixarias no seu guia eleitoral. O que deveria ter feito era evitar que o presídio chegasse a essa superlotação, tornando-o desumano e cruel, nos últimos doze anos, período que coincide exatamente com as péssimas gestões dele (2 mandatos – 8 anos) e da sua cria política, a atual prefeita (1 mandato, em curso até o longínquo 31 de dezembro), que está igualmente condenada por crime de improbidade administrativa. A superpopulação carcerária se deve a omissão do ex-prefeito João e da atual prefeita Cleide. Por que não reconhecer essa verdade, ao invés de conversar essas besteiras, que ninguém aguenta mais, de responsabilizar o Dr. Evandro, querendo desconstruir a sua imagem. O que não conseguirá, pois o povo de Pesqueira conhece muito bem o candidato socialista (40).


Como advogado tenho visto o trabalho que é feito no presídio de Pesqueira, o qual infelizmente está superlotado, porque nem o ex-prefeito forasteiro nem a prefeita, também, forasteira, nada fizeram nem têm feito para minimizar a situação. Por que não humanizaram o presídio, buscando com isso a recuperação social dos presos, também ajudando as suas famílias?


É doloroso para as famílias dos presos verem seus filhos na situação em que se encontram. Pior seria se os familiares dos presos tivessem de sair de Pesqueira, de Sanharó, de Poção, de Alagoinha para fazerem a visita aos presos em outras cidades distantes, como o Recife, Itamaracá, ou em outras unidades prisionais.


Essa campanha abjeta, abominável e aborrecível provocada pelo guia do prefeito forasteiro é fruto do seu desespero, pois sabe ele que vai perder as eleições, e perdendo as eleições vai ter que pagar do seu bolso os advogados para que lhes defendam em tantas ações, em tantos processos, a maioria por crime de improbidade administrativa. Essa é a mais pura verdade! E o candidato forasteiro sabe disso.

Demais disso, todos sabem que a violência em Pesqueira não é causada pelos presos, nem pelos seus familiares. A violência na nossa terra é causada pelas péssimas administrações do prefeito forasteiro e da atual prefeita, pessimamente assessorada, que não cuidaram nem cuidam da Cidade. São ruas escuras, falta de emprego, falta d’água, tudo isso gera violência, além do mau exemplo que é dado pelos gestores da administração pública nesses quase 12 anos. O que gera a violência é a impunidades de corruptos. Mas, a coisa está mudando, não vai ficar apenas do âmbito do mensalão, do STF. O caldo vai engrossar disso ninguém duvide.

Ora, por que o candidato não fez a usina de biodiesel funcionar para gerar empregos para o povo pobre de Pesqueira, evitando assim o crescimento da violência? Todos sabem que a usina de Biodiesel de Pesqueira não funcionou porque o senhor João Eudes não teve competência para tocar em frente, mudando até mesmo o projeto inicial, além de desviar verba pública, de fazer dela um verdadeiro cabide de empregos, tendo por isso sido condenado pela Justiça Federal, conforme consta da sentença prolatada pelo Juiz da 1ª Vara Cível de Pesqueira, quando por crime de improbidade administrativa, condenou o candidato forasteiro e mais outras pessoas, inclusive familiares seus, suspendendo até mesmo os seus direitos políticos.

Talvez a raiva do candidato forasteiro de ter um presídio em Pesqueira, é porque com tantas condenações em processos penais, qualquer dia desses, ele tenha que ocupar as dependências do presídio Augusto Duque. Essa sim, a verdade que se esconde por trás desse “menino” travesso de Bom Conselho de Papacaça.

Por outro lado, porque durante os seus 08 anos de mandatos como prefeito, aliás, péssimo prefeito, não ajudou aos presos e aos seus familiares, através da secretaria de ação social do município?

Falar sobre o Presídio de Pesqueira é falta de propostas para governar bem a nossa terra. O que fez foi implantar uma política gambiarra, ou seja, tudo mal feito ou pela metade. Em relação a presídios, não é só privilegio de Pesqueira, a nossa vizinha Arcoverde tem seu presídio, Caruaru, igualmente tem o seu presídio, e ninguém reclama sobre as suas existências. O que falta ao Dr. 44, é competência e seriedade na aplicação do dinheiro público.! O que falta a Dra. 10GOVERNO, é competência e seriedade com a coisa pública.

É por isso que se diz hoje, em alto e bom tom: Pesqueira tem jeito, o que falta é prefeito! Vote Evandro Chacon, 40! Vote na renovação da Câmara. Vote nos candidatos que apoiam o Dr. Evandro, 40. Eu voto Ciro Miranda, 12012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário